quarta-feira, 14 de outubro de 2015

conheça os principais locais de peregrinação no mundo

Jerusalém, em Israel, é local de peregrinação tanto para cristãos quanto para muçulmanos

Com as festas de Natal no final de ano, o assunto volta à tona. Para se ter ideia do tamanho deste mercado, apenas em 2012 as viagens movidas pela fé somaram mais de 13 mil visitas somente às cidades de Jerusalém e Israel – pontos de importância histórica para os cristãos.
Confira a seguir alguns dos mais importantes pontos turísticos religiosos, de diferentes crenças, e indique para os viajantes.
4 lugares de peregrinações para viajantes de diversas religiões
1. Jerusalém – Israel
Jerusalém é uma cidade com importância turística para diversas religiões, entre elas o cristianismo. De acordo com a crença, foi lá que Jesus Cristo deu seus últimos passos e foi crucificado. O turista que viaja à Jerusalém certamente encontrará diversos fiéis em lágrimas e preces, situações muito comuns no dia a dia da cidade. Além disso, há várias barraquinhas nas ruas, que vendem desde objetos religiosos até alimentação e outras mercadorias no geral.
2. Varanasi – ÍndiaConsiderada uma das cidades mais antigas do planeta, Varanasi tem sua fundação relacionada ao deus Shiva, conhecido por ser “o transformador” na crença hindu. Uma atração imperdível para quem busca turismo religioso por lá são as práticas no rio Ganges, com diversos rituais sagrados em que fiéis fazem orações e entregam oferendas a Shiva. Os homens santos, conhecidos como Sandhus, meditam ao lado de turistas estrangeiros, enquanto outros praticam Yoga. Uma experiência considerada mística para diversos visitantes.
3. Meca e Medina – Árabia SauditaMeca é considerada a cidade mais sagrada para o povo muçulmano. De acordo com a crença, foi lá que nasceu Maomé, o fundador do Islamismo. A história conta que profeta começou a pregar a existência de um único Deus (Alá) e, após perseguições, se mudou para Medina – tornando a região outro ponto de interesse para os fiéis. Tanto Meca quanto Medina possuem diversos pontos turísticos ligados a Maomé. Mas fique esperto: na grande maioria dos locais, o acesso é restrito apenas para muçulmanos.
4. Caminho de Santiago
O Caminho de Santiago é na verdade um conjunto de vários caminhos com um único destino em comum: a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Segundo a tradição, os restos mortais de São Tiago Maior (ou Santiago Maior), um dos doze apóstolos de Jesus, foram guardados no local. O turista pode escolher entre pegar um ônibus em Madri, Salamanca, Sevilha ou Barcelona para chegar a Santiago de Compostela ou trilhar o caminho todo a pé. No último caso, vale se preparar com calçados bem confortáveis, pois a caminhada é longa. O percurso mais famoso começa na Espanha e se chama “Caminho francês”. Ele atravessa cinco municípios espanhóis – Navarra, Aragón, La Rioja, Castilla y León e Galícia – somando aproximadamente 900 km de peregrinação.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Crescimento Numerico Natural




Uma igreja local saudável naturalmente se desenvolve e cresce. Lucas narra que “a igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número” (Atos 9. 31).
Quantas pessoas se converteram através da minha evangelização? É triste saber que há cristãos que nunca levaram ninguém a Cristo. É óbvio que quem realiza a sobrenatural obra regeneradora é o Espírito Santo, mas Deus decidiu chamar pecadores perdidos através de pecadores perdoados. O apóstolo João relata que André, após conhecer pessoalmente a Jesus, foi em busca de seu irmão Simão e “o levou a Jesus” (João 1.42).
A igreja atual tem gradativamente perdido a noção de que cada cristão é um ganhador de almas. Até mesmo a expressão “ganhador de almas” soa um tanto que estranho aos nossos ouvidos pós-modernos, mas era um termo muito comum até o fim do século 19. Esta expressão é uma menção à declaração do apóstolo Paulo, que disse: “porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível” (I Coríntios 9.19).
Somos cooperadores desta maravilhosa obra de reconciliação. A Escritura declara que “somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus” (II Coríntios 5.20). Evangelizar é compartilhar Jesus, no poder do Espírito, deixando os resultados para Deus. Contudo, devemos regar a semente plantada com todo afinco.



Extraído do Livro “Ide e Fazei Discípulos” – Abe Huber & Ivanildo Gomes, MDA Publicações, 2012.
Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.