domingo, 19 de janeiro de 2014

Ovelha Sadia Sempre Dá Cria


1Quem é que dá o leite para aquele cordeirinho recém-nascido? É o pastor das ovelhas? Imagine o pastor das ovelhas com mil mamadeirinhas tentando dar leite para todos os filhotes. Não é assim na criação natural. Quem é que sempre dá leite para as ovelhinhas? É a ovelha-mãe, que as gerou. Então, ovelha sadia sempre deve dar cria. Uma ovelha sadia sempre providencia o leite para a cria que ela gerou através do Espírito Santo.
Isto, que parece uma nova mentalidade, é a mentalidade bíblica correta. Ela é nova para aqueles que não a compreenderam durante a sua formação cristã inicial, e nova também para quem foi ensinado de outra maneira. A posição bíblica é colocar o ministério nas mãos do povo. A Bíblia diz que Deus quer que o Seu povo seja preparado para toda boa obra. Deus quer que você realmente saiba, pastor, equipar o seu povo, para que o seu povo faça a obra do ministério.
Frutos que permanecem
Para mim é muito gratificante ver o ministério continuando lá em Santarém, estando eu presente lá, ou não. Eu chego lá e fico surpreso ao ver mais e mais pessoas ganhando, ganhando almas. São as ovelhas sadias cumprindo o seu papel de cuidar bem das novas ovelhas. Elas estão ganhando novas pessoas para Jesus, crescendo em conhecimento, graça e serviço, para a glória do Senhor Jesus.
Existe uma reclamação de Deus bem pungente, em Ezequiel 34.6, que diz assim: “As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o elevado outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque.” Podemos ver aqui o coração de Deus gemendo e chorando por causa de suas ovelhas. São pessoas desviadas, que saíram da igreja, deixaram a comunhão do Corpo.
Alguns dizem que existem de 30 a 40 milhões de desviados no Brasil. Mas Deus não os descartou ainda, eu sei. Ele ainda os está chamando de Suas ovelhas. Ele está dizendo que alguém tem que ir atrás delas!
Por que Ele usa as palavras monte e elevado outeiro? É porque era nos montes e nos elevados outeiros que eram construídas as imagens de escultura, a idolatria da época. Por falta de cuidado pastoral as ovelhas ficavam desgarradas, longe do caminho e dos lugares seguros, afastadas do seu redil. Hoje não é muito diferente: existem ovelhas que estão longe da igreja, estão desgarradas, mas se você perguntar pela sua religião, elas dirão que são evangélicas.
Algumas nem dizem mais que são evangélicas, mas muitas outras continuam confessando a sua fé, mas não congregam mais, e dizem que vão buscar a Deus sozinhas, em suas casas. Isto acontece por que ninguém cuidou, ninguém foi atrás delas.
É preciso fechar a porta dos fundos
O coração de Deus chora porque não tem ninguém que busque as ovelhas desgarradas, não tem ninguém tentando resgatá-las dos precipícios. É muito triste quando somente o pastor ou a sua esposa têm de correr atrás dos perdidos e afastados.
Quando a igreja toda está equipada, treinada e motivada corretamente pelo pulsar do coração de Deus, ela vai correr atrás e resgatar os desviados, vai treinar bem seus membros, e todos vão cuidar bem dos novos convertidos. Quando toda a igreja está equipada, treinada e cumpre fielmente o seu papel, podemos dizer que fechamos a porta dos fundos.
Eu explico o que quero dizer com “porta dos fundos”. Existem muitas igrejas que ganham multidões e multidões, mas que também estão perdendo outras multidões. Esse fenômeno pode ser chamado de “igreja rodoviária” ou “igreja aeroporto”: está sempre cheia, mas as pessoas nunca são as mesmas. Existem aqueles fixos, que estão sempre lá: são os guardas, os funcionários das lojas de conveniência, os atendentes de balcão, mas a grande maioria é de passageiros. Estão a toda hora chegando e partindo. Algumas estão lá apenas “levando alguém”. Outros estão para “buscar alguém”.
Existem igrejas onde você vai e fica empolgado com o crescimento e a vibração, mas se voltar lá depois de dois anos, você percebe que ela ainda está grande, mas são pessoas totalmente diferentes. É a igreja rodoviária. Mas Deus não quer isso para Seu corpo. Deus quer que você possa fechar a porta dos fundos. Desta forma, você vai ficar ganhando e ganhando, cuidando bem, e crescendo, para a glória de Jesus.
Nós decidimos, muitos anos atrás, que íamos fechar a porta dos fundos. Mas a ideia não era somente fechar a porta dos fundos; nós íamos soldar a porta dos fundos. Decidimos colocar cadeado e isolar totalmente aquela rota de saída, para não perder nenhum, em nome de Jesus.
Manter o foco sempre
Eu sei que temos muito que aprender e crescer, mas não podemos baixar a guarda. O que Deus está fazendo é algo muito lindo, deixa-nos emocionados, mas ainda há bastante a ser feito. Tudo que temos e vemos acontecer ainda é só o começo daquilo que o Espírito Santo vai fazer em nossa vidas e ministérios. Nós vamos continuar a ganhar, vamos cuidar bem das pessoas, para a glória de Jesus.
É um desejo profundo do coração de Deus que ganhemos as multidões e que cuidemos bem delas, como é o desejo do Senhor Jesus, claramente expresso na Palavra. Quando nós já provamos, pela graça e pela Palavra de Deus, que é um dever de todo cristão pastorear, não podemos ficar de fora dessa tarefa. É verdade que nem todos têm um chamado para ser pastor com P maiúsculo, mas todos são chamados para pastorear, com p minúsculo.
Aprofundando um pouco mais este tema, como deve agir mesmo esse coração do bom pastor? A grande verdade é que esse coração deve bater no peito espiritual tanto daqueles que têm um chamado para pastorear com P maiúsculo, como daqueles que têm um chamado para pastorear com p minúsculo.
Pastor com p minúsculo é aquela pessoa que tem um chamado ministerial preponderante, como adoração, ensino, ação social, evangelismo, mas que ao mesmo tempo sabe que deve cuidar bem das ovelhas de Jesus. Em outras palavras, ele pode não ter sido chamado para ser pastor (P) como vocação principal, mas ainda assim ele deve apascentar, cuidar de pessoas, garantir que ninguém fique descuidado. Na nossa estrutura, o melhor lugar para fazer isto é na célula, no pequeno grupo.
O importante é entender que todos têm um chamado para apascentar as ovelhas de Jesus. Assim sendo, como podemos ter esse coração de bom pastor? Não existe melhor modelo do que aquele dado pelo próprio Senhor Jesus.
3DLivroOCoracaodoBomPastor3DDVDOCoracaodoBomPastor
Extraído do Livro “O coração do Bom Pastor: Lições para cuidar bem das ovelhas de Jesus” – Abe Huber, Editora Premius, 2012.
Se deseja saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário